22 de agosto de 2010

Vencedores 18ª edição do Rally dos Sertões 2010!

Fonte: Eliseo Miciu/ Foto Arena

Resultado final
Foram 4.486 quilômetros de desafios, aventuras, muita poeira e adrenalina. A partida em Goiânia (GO) contou com 60 carros e 120 competidores. Destes, apenas um seria o campeão do 18º Rally Internacional dos Sertões. Coube ao experiente Guilherme Spinelli, o Guiga, ao lado de seu navegador Youssef Haddad (Mitsubishi Triton RS), a honra de ficar com o título nos carros da edição de 2010 da maior prova fora de estrada do Brasil, seu terceiro na competição.

O vencedor de 2003 e 2004 voltou após duas edições ausente. Depois de uma dura disputa com Klever Kolberg ao longo dos dez dias de prova, chegou a Fortaleza (CE), nesta sexta-feira (20/08), como campeão. "É demais ganhar o Rally dos Sertões. O mérito é de toda a equipe, do Youssef Haddad, que foi um excelente navegador, e também do carro. A Triton RS se mostrou um carro muito resistente e o equipamento tem que ser perfeito para vencer uma prova longa e difícil como é o Sertões", afirmou Guiga.

Fonte: Stepanno Rair Chainian/ Foto Arena 



112 veículos completam o Rally dos Sertões 2010

A 18ª edição do Rally Internacional dos Sertões cumpriu o prometido e apresentou aos seus competidores um dos roteiros mais difíceis de sua história. No duro percurso de 4.486 quilômetros por seis Estados - Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Maranhão, Piauí e Ceará - em dez dias de prova, muitos veículos enfrentaram dificuldades e não chegaram à capital cearense nesta sexta-feira. Dos 155 que largaram - 70 motos, 60 carros, 15 quadris e 10 caminhões - no dia 11 de agosto, 112 conseguiram chegar ao Beach Park - 47 motos, 45 carros, 12 quadris e oito caminhões.

Fonte: Theo Ribeiro/ Foto Arena

Nas motos, o bicampeão do mítico Dakar e, agora, tetracampeão mundial de Rally Cross Country, o espanhol Marc Coma (KTM 690) conquistou o primeiro título do Sertões na sua carreira.

Oitavo colocado na 10ª especial, disputada nesta sexta, entre Sobral (CE) e Fortaleza (CE), Marc Coma sempre se manteve entre os três primeiros em todas as etapas disputadas anteriormente na edição comemorativa de 18 anos da prova - vencendo três delas. No final, o espanhol terminou quase 18 minutos à frente do brasileiro Felipe Zanol (Honda 450), que foi o vice-campeão - e o mais rápido no último trecho cronometrado.

Vice-campeão, Felipe Zanol foi a maior surpresa na categoria motos da 18ª edição. O piloto mineiro disputou o seu primeiro Sertões, desafiou a sua inexperiência em provas de Cross Country, e foi o maior vencedor de trechos cronometrados - quatro vitórias. Na terceira posição, o polonês Kuba Przygonski (KTM 690) completou a relação dos três melhores nas duas rodas.


Fonte: Stepanno Rair Chainian/ Foto Arena

Nos pesos pesados do Rally Internacional dos Sertões, o domínio foi dos caminhões Ford F-4000. A equipe Território 4x4 conquistou a dobradinha ao sagrar o caminhão 406 de Marcos Cassol, Rodrigo Mello e Davi Fonseca (Ford F4000) campeão da 18ª edição da prova e colocar o trio formado por Vanderlei Cassol, Lelio Carneiro e Henrique Oliveira (Ford F4000) na segunda colocação.

Completando os três primeiros, mais um caminhão da categoria leve. Felicio Bragante/Ricardo Costa/Nelson Corder (Ford F4000) completaram os 4.486 quilômetros entre Goiânia (GO) e Fortaleza (CE) menos de três horas atrás dos campeões.

Fonte: Stefan Susemihi/ Foto Arena

Nos quadris, o campeão da prova foi o polonês Rafal Sonik (Yamaha 900). Para conquistar o seu primeiro título no Rally dos Sertões, "Super Sonik", como também é conhecido em seu país de origem, ganhou cinco das dez etapas - terceira, quarta, sexta, sétima e nona - disputadas e completou a prova com mais de duas horas de vantagem para o vice-campeão. Nesta sexta-feira, quando foi disputada a décima - e última - especial, entre Sobral (CE) e Fortaleza (CE) - vencida pelo brasileiro Robert Nahas (Protótipo) -, o polonês completou na segunda colocação.

"Fui muito cuidadoso no início do rali, porque eu sabia que seria muito longo e difícil, um desafio enorme. Depois fui conhecendo melhor, estudando mais as planilhas, e fui gradativamente aumentando o ritmo. Os obstáculos daqui são muito particulares, então eu lia e relia o roadbook diversas vezes. Estou extremamente feliz por ter disputado o Sertões pela primeira vez, e principalmente tê-lo vencido, correndo contra tantos pilotos experientes e rápidos. Um clima excelente, as paisagens de tirar o fôlego... O Sertões me trouxe muita adrenalina, fui muito bem recebido por todos", comentou Sonik.

Fonte: Theo Ribeiro/ Foto Arena

Nenhum comentário:

Postar um comentário